Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Encerramento da 1ª fase do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa



No dia 14 de novembro aconteceu o encerramento da primeira fase do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na Escola Guiomar. Professores da Rede Municipal apresentaram o resultado de projetos desenvolvidos em sala de aulas com os alunos e receberam da coordenação local do projeto lembranças de agradecimento.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e, gestão, mobilização e controle social.

Para a Profª Márcia Menezes, diretora da escola, o Pacto trouxe novas expectativas de ensino-aprendizagem para os professores e alunos. “Percebi que os professores estão mais criativos, desenvolvendo novas técnicas e metodologias de aprendizagem, e os alunos se envolvendo mais” – destacou a diretora.

0 comentários :