Como informar é parte importante do ato de formar, a Escola convidou e o Promotor de Justiça atuante na Comarca aceitou prontamente. Numa palestra descontraída, num clima de tranquilidade, o Dr. Adriano discorreu sobre direitos e deveres das crianças e adolescentes, alertando para a diferença entre Ato de Indisciplina e Ato Infracional (assunto anteriormente tratado com os profissiocais da escola), bem como as possíveis penalidades deles decorrentes.
A participação dos alunos foi excelente e todos puderam tirar suas dúvidas e compreender melhor os direitos que todos os cidadãos possuem.
Filho de família humilde, nosso Promotor se disse muito à vontade para falar com os alunos. Contou-nos um pouco de sua história pessoal e do exemplo de tantas pessoas que galgaram cargos importantes na sociedade porque haviam se dedicado muito aos estudos.
Esse é o princípio fundamental: estabelecer a correlação entre direitos e deveres; prevenir para não ter de remediar mais tarde.
Dessa forma, a escola garante o exercício pleno da cidadania no âmbito de sua atuação.
Ficamos felizes e vamos sempre criar espaços de discussão como esse, no qual todos são importantes e tenham direito a expressar suas opiniões, dirimir as dúvidas, dar sugestões.
Mais uma vez, obrigado ao Ministério Público, na pessoa de seu representante, Dr. Adriano!
0 comentários :
Postar um comentário