Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

“Todo educador deve saber…”

Todo alfabetizador brasileiro deve saber que por melhor que faça o seu trabalho, há sempre alguns pontos em que pode e deve melhorar.

Todo alfabetizador brasileiro deve saber que o seu sucesso e o seu fracasso dependem, principalmente, dele, do aluno e da metodologia.
Todo alfabetizador brasileiro deve saber que as crianças são fundamentalmente iguais, em todos os países, de nossos cinco continentes.
Todo alfabetizador brasileiro deve saber que alfabetizar em qualquer idioma que use um alfabeto, é um processo sempre muito parecido.
Todo alfabetizador brasileiro deve saber que a alfabetização construtivista só é usada hoje no Brasil, Argentina e numa parte do México.
Todo alfabetizador brasileiro deve saber que 'países campeões mundiais da alfabetização' ensinam a seus analfabetos os sons das letras.
Todo alfabetizador brasileiro deve saber que na maioria dos países da Terra as crianças aprendem a ler e a escrever em apenas um ano.
Todo alfabetizador brasileiro deve saber explicar, a todos, porque seus alunos demoram mais de um ano para aprender a ler e escrever.
Todo alfabetizador brasileiro deve saber que os seus mandamentos devem ser discutidos abertamente com os colegas e coordenadores.
Todo alfabetizador brasileiro deve repetir ´obstinadamente´ que o Brasil é um país muito original que exige
alfabetização muito original.
Acredito que este decálogo acaba sendo o reflexo do pensamento de anos atrás, mas fica aqui registrado que podemos sim tratar de conceitos mais complexos de maneira fácil e inteligível para o leitor.

0 comentários :